Sistemas de Monitoramento e Controle

Por: Equipe Técnica da Certtum

Em áreas de missão crítica como um Data Center o conceito de monitoramento e controle é de fundamental importância, visto pela concentração de equipamentos, suas solicitações e principalmente pelos altos níveis de disponibilidade que o sistema como um todo deve apresentar.

Mas o que devemos monitorar?

A nossa preocupação deve iniciar-se em itens básicos, tais como:
•    Suprimento de energia elétrica (quadros elétricos, equipamentos de no-breaks, geradores,PDUs)
•    Climatização (temperatura, sistema de ar condicionado, distribuição da climatização)
•    Imagens da área monitorada (qualidade das imagens, gravação e acesso)
•    Combate e Detecção de Incêndio (sensores de fumaça, verificação do sistema)
•    Acesso (sensores de presença, controle das entradas e permanência dentro do Data  Center)
       
Como poderemos fazer este tipo de monitoramento?


O monitoramento de um Data Center pode ser feito através da utilização de soluções de automação especialmente desenvolvidas para tal fim, em que cada um dos itens anteriormente descritos são verificados, nos proporcionando uma visão completa da área analisada.  


Qual o interesse que devemos ter neste tipo de monitoramento?

Veja,um sistema de monitoramento deve proporcionar um nível de informações  que lhe permita conhecer perfeitamente os equipamentos instalados, portanto é imprescindível que o sistema tenha capacidade de monitorar simultâneamente, todos os sistemas instalados dentro do Data Center. Aliada a esta característica temos a necessidade de integração de todas as informações geradas, através de um sistema supervisório.      

Qual a diferença entre monitoramento e controle?

Como vimos anteriormente, um sistema de monitoramento deve proporcionar o acesso a informações sobre um equipamento ou vários equipamentos de forma individual ou simultânea. O controle é a capacidade que este sistema deve possuir de poder controlar (ligar/desligar, alterar variáveis,etc) de modo programado ou por ação direta de um operador, os equipamentos que estão sendo monitorados.