Segurança de Mídias

Por: Equipe Técnica da Certtum

Em todas as organizações, as informações tem crescido em volume e em importância. O valor é incalculável quando nos referimos aos dados de uma empresa, como por exemplo informações de clientes, estoques, área financeira e todas as demais informações pertinentes a processos fabris ou administrativos.

Em função deste quadro, passa a ser de suma importância o estabelecimento de uma política de backup, através da qual as equipes de TI estabelecem as regras de segurança que entendam sejam adequadas para a sua organizações.

Dentro deste critério a utilização de fitas para cópias de backup tem sido largamente utilizadas, porém notamos que o ponto falho é justamente a guarda e armazenamento destas fitas. No Brasil temos inclusive uma norma, a NBR 11515 – Guia de Práticas para Segurança e Armazenamento de Dados, que indica diretrizes quanto a condições ambientais para armazenamento de discos rígidos, fitas, discos flexíveis, óticos e memórias Flash e RAM, estabelecendo limites de exposição destas mídias a agentes externos. 

Para a guarda e amazenamento destas fitas e baseados em normas européias como EN1143-1 e EN1047-1, foram desenvolvidos os chamados cofres para mídias, que são são artefatos preparados para suportar situações agressivas como   arrombamento, exposição a fogo, umidade, gases e umidade, explosivos e água proveniente de combate a fogo, além de serem testados para quedas de até 9,15 metros.

Estes cofres são classificados em função de sua capacidade de resistência a fogo e arrombamento, podendo no caso de cofre para mídias de dados suportarem durante um período de 60 minutos temperaturas de até 950˚C ou  1090˚C durante 120 minutos.

Cuidados na  instalação
 
O cofre deve ser instalado em local com temperatura média inferior a 31˚C para ter a performance garantida em caso de fogo, a exposição a temperaturas de até 40˚C por 24 horas são toleráveis em períodos que não sejam menores que de dois meses.

Evitar instalar o cofres em locais de incidência direta de raios solares ou de fontes de geração de calor.
Cofres com peso abaixo de 1000 kg devem ser chumbados ao chão.

Verificar no local onde o cofre será instalado, quais as cargas máximas admissíveis para o  piso ou laje.
Evitar de manter a porta do cofre aberta, pois em caso de incêndio a proteção do cofre será nula e finalmente, jamais guarde a chave reserva dentro do cofre!!!