Com a inserção em escala cada vez maior dos chamados “serviços digitais” em nossa vida através de serviços locais e acessos via Internet, as áreas onde estão concentrados os equipamentos que nos permitem estes acessos revestem-se de suma importância para a precisão e confiabilidade destes serviços. Itens como nível de disponibilidade, passam a ser mandatórios na qualificação e medição da performance das Organizações e no momento que esta variável não é satisfatória ou falhas podem ocorrer repercussões financeiras bastantes significativas.
Estas áreas, onde estão concentrados os equipamentos que permitem e processam estas informações é denominado de Data Center, compreendendo um conjunto formado por equipamentos (servidores, switchs, storage, etc), complementado por sistemas de segurança, suprimento de energia, monitoramento e automação e detecção e combate de incêndio, propiciando assim um elevado grau de confiabilidade nestas instalações.
Mas como podemos ter confiança total nestes sistemas? Há demandas que naturalmente deverão ser atendidas para que os diversos subsistemas do Data Center operem de maneira confiável e que deverão ser periodicamente verificados. Esta atividade deve ser prevista através de um sistema de manutenção programada, que deverá ser abrangente e simultâneo em todos os subsistemas que compõem um Data Center.
Para que esta tarefa possa ser realizada a contento não podemos esquecer que é de suma importância o perfil técnico da entidade mantenedora de todo o sistema, definido através do programa de manutenção.
Esta entidade deverá possuir um quadro técnico multidisciplinar e atualizado, para que possa através de uma atuação unificada e centralizada propiciar uma qualidade de serviços compatível com o grau de segurança exigido para o funcionamento de um Data Center.