Data Center no Ambiente Hospitalar

Por: Eng. Neri Pluhar Pescador
                            Eng. José Macleu Lêonidas da Silva
 

Muitos estabelecimentos destinados a prestação de serviços médicos, estão localizados em edificações construídas a décadas atrás nas quais muitas das infraestruturas que atualmente são demandadas não existiam.
O próprio desenvolvimento dos serviços médicos tem se mostrado muito dinâmico na incorporação de novas tecnologias, gerando portanto, um grande fluxo de informações que necessitam serem processadas, armazenadas e disponibilizadas para uso do corpo clínico da instituição.    

 

 

O desafio de atualização destas infraestruturas tem se revelado bastante crítico, visto que é condição básica para a incorporação das novas tecnologias médicas, que naturalmente são usadas para salvar vidas.

O Ambiente Hospitalar

As tecnologias médicas de uma maneira geral tem sido responsáveis por uma completa reestruturação no ambiente hospitalar na qual a participação da Tecnologia da Informação (TI) é de fundamental importância. O uso da metodologia de exames de imagem tem se tornado frequente, facilitando na detecção prematura de doenças e auxiliando os médicos no laudo e avaliação de tratamentos aplicados em pacientes.

 

Para adoção destas e de outros tipos de tecnologia médicas faz-se necessária a construção de uma infraestrutura física e lógica, visando a interligação de equipamentos e computadores que irão contribuir para o correto funcionamento dos sistemas, que geram diariamente um fluxo de dados considerável. Estes dados deverão ser disponibilizados para acesso rápido e seguro, visando a devida análise por parte do corpo médico, sendo posteriormente armazenados de maneira segura, sendo importante salientar que a instituição de prestação de serviços médicos tem responsabilidade legal sobre a guarda destas informações que dizem diretamente sobre a saúde do paciente.

Data Center no Ambiente Hospitalar

Com a crescente demanda pela utilização da Tecnologia da Informação (TI) nos serviços médicos, faz-se necessário a construção de espaços específicos para a instalação de equipamentos de processamento e armazenamento das informações, estes espaços denominados de Data Center devem possuir como características básicas alta disponibilidade e resiliência a situações adversas tais como inundações, fogo e falta de energia elétrica.
Em função disto, é crescente adoção por parte das organizações hospitalares de espaços de Data Center que contribuem de maneira significativa para o incremento das atividades fim destas instituições.  
As áreas de Data Center demandam a elaboração de projeto específico no qual são previstos requisitos de construção física do ambiente, suprimento de energia, sistema de climatização específico e sistema próprio de detecção e combate de incêndio, este conjunto de projetos é desenvolvimento por equipe técnica multidisciplinar formada por um Arquiteto ou Engenheiro Civil, um Engenheiro Mecânico, um Engenheiro Eletricista e um Engenheiro de Segurança.     
Conte com a Certtum e sua equipe técnica para assessoria e desenvolvimento de soluções de projetos de Data Center adequadas às suas necessidades.